07/10/2024
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget é uma referência importante no campo da psicologia infantil, e compreender suas fases pode ajudar pais e educadores a apoiar melhor o processo de aprendizado das crianças. Piaget propôs quatro estágios principais que descrevem como o pensamento e o conhecimento se desenvolvem ao longo da infância e adolescência.
No primeiro estágio, chamado sensório-motor, que ocorre do nascimento até os dois anos, os bebês começam a explorar o mundo através dos sentidos e movimentos. Nesse período, eles aprendem que os objetos continuam a existir, mesmo quando não estão à vista. Esse conceito, conhecido como permanência do objeto, é um dos primeiros passos no desenvolvimento cognitivo.
De dois a sete anos, durante o estágio pré-operacional, as crianças começam a desenvolver habilidades de linguagem e pensamento simbólico. Elas usam palavras e imagens para representar objetos e ideias, mas ainda têm dificuldade em ver as coisas do ponto de vista de outras pessoas, um fenômeno chamado de egocentrismo. Essa fase é marcada por brincadeiras imaginativas, onde as crianças representam situações do cotidiano, o que ajuda a expandir suas capacidades cognitivas.
A partir dos sete anos, no estágio das operações concretas, as crianças começam a pensar de forma mais lógica e estruturada, mas ainda dependem de exemplos concretos para resolver problemas. Elas desenvolvem o conceito de reversibilidade, ou seja, a habilidade de entender que algumas ações podem ser desfeitas, o que é crucial para o desenvolvimento do pensamento lógico. "É nessa fase que vemos o pensamento lógico florescer, mas sempre com a ajuda de referências concretas", comenta Cleunice Fernandes, coordenadora geral do Colégio Alternativo, de Sinop (MT).
Por fim, o estágio das operações formais, que começa aos 11 anos, traz a capacidade de pensamento abstrato. O adolescente pode, então, lidar com ideias hipotéticas e fazer experimentos mentais, habilidades essenciais para enfrentar os desafios cognitivos da vida adulta. Eles desenvolvem o raciocínio dedutivo, sendo capazes de analisar problemas de maneira mais profunda e abstrata, o que marca a transição para um pensamento mais maduro.
Entender essas fases do desenvolvimento cognitivo pode ajudar os pais a reconhecerem quando seus filhos estão prontos para certos tipos de aprendizado. Como afirma Cleunice Fernandes, "respeitar o tempo de desenvolvimento de cada criança é fundamental para que o processo de aprendizado ocorra de forma saudável e eficaz".
A contribuição de Piaget para a educação vai além de simplesmente classificar os estágios de desenvolvimento; ele também destacou a importância de o aprendizado ser um processo ativo, onde a criança constrói seu próprio conhecimento. Esse entendimento é essencial para a criação de ambientes educacionais que promovam a curiosidade, a autonomia e o pensamento crítico desde cedo.
Para saber mais sobre Piaget, visite https://www.todamateria.com.br/jean-piaget/ e https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio