Jovens sorrindo tranquilos para fazer Enem

Ingresso no ensino superior através do Sisu com o Enem

Enem e Sisuseu caminho para o ensino superior

No Colégio Alternativo, situado em Sinop (MT), sabemos a importância do Enem e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no caminho para o ensino superior. Cleunice Fernandes, coordenadora geral do Colégio, ressalta: “O Sisu é uma ferramenta valiosa para os estudantes, maximizando as oportunidades de estudo a partir dos resultados do Enem”.

Sisu é um sistema do Ministério da Educação que usa as notas do Enem para selecionar estudantes para universidades públicas. Para se inscrever no Sisu, é necessário não só ter realizado o Enem do ano anterior, mas também ter obtido mais do que zero na redação.

Além de ter uma nota acima de zero na redação do Enem, os candidatos não devem estar na categoria de treineiros. Algumas instituições também podem exigir notas mínimas para cursos específicos.

Durante a inscrição no Sisu, é necessário preencher um questionário socioeconômico, essencial para quem deseja concorrer às vagas pela Lei de Cotas. Este questionário é crucial para definir as opções de reserva de vagas que estarão disponíveis para cada candidato.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso. A classificação e seleção dos candidatos, combinada com o tipo de vaga (1º ou 2º semestre), determinará quando o estudante deverá iniciar as aulas.

Mesmo aqueles que já foram selecionados em edições anteriores do Sisu, ou que estão matriculados em uma instituição de educação superior, podem participar do processo seletivo, desde que tenham realizado o Enem mais recente e obtido a nota mínima na redação.

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet. Os candidatos precisam de uma conta gov.br para acessar o sistema de inscrição. Após o login, atualizam-se os dados de contato e preenche-se o questionário socioeconômico.

“O processo do Sisu pode parecer complexo, mas oferece uma oportunidade incrível para os alunos”,destaca Cleunice Fernandes. Este é um momento crucial na jornada educacional, e entender o Sisu é essencial para aproveitar as oportunidades que ele oferece.

Quer mais informações sobre o Enem? Acesse https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem e vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem