Crianças brincam no chão e o Colégio Alternativo orienta sobre como conduzir o desfralde infantil.

Entendendo o processo de desfralde infantil

26/06/2024

O desfralde é um marco significativo no desenvolvimento infantil, que exige paciência, compreensão e respeito ao tempo de cada criança. Essa fase, que envolve a transição do uso de fraldas para o controle autônomo das necessidades fisiológicas, é cheia de desafios e recompensas. No Colégio Alternativo, entendemos a importância de orientar pais e cuidadores sobre como conduzir esse processo de forma adequada.

O principal objetivo do desfralde é ajudar a criança a desenvolver a habilidade de controlar seus esfíncteres, abandonando o uso de fraldas. Além do controle fisiológico, essa etapa envolve o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas necessárias para usar o penico ou vaso sanitário de forma independente. O desfralde contribui significativamente para a autonomia e autoestima da criança, marcando um passo importante em seu crescimento, destaca Cleunice Fernandes, coordenadora geral do Colégio Alternativo.

A abordagem ao desfralde deve ser feita com sensibilidade e paciência. Aqui estão algumas orientações importantes:

Observar os sinais de prontidão: antes de iniciar, é essencial observar se a criança demonstra sinais de estar pronta, como avisar quando sente vontade de usar o banheiro ou mostrar incômodo com a fralda suja.

Criar uma rotina: estabelecer horários regulares para a criança usar o penico ou vaso sanitário ajuda a criar um hábito e facilita o processo.

Usar recursos lúdicos: livros, bonecos e histórias podem tornar o aprendizado sobre o uso do banheiro mais divertido e compreensível para a criança.

Elogiar e incentivar: celebrar cada pequena conquista e oferecer encorajamento positivo reforça o comportamento desejado.

Escolher o equipamento adequado: decidir entre penico ou redutor de assento conforme a preferência da criança, garantindo que ela se sinta segura e confortável.

Manter a consistência: é fundamental manter a consistência do processo tanto em casa quanto em outros lugares, como na escola.

Idade ideal e duração do desfralde

Não existe uma idade exata para iniciar o desfralde, pois cada criança tem seu próprio ritmo. Geralmente, entre os dois e três anos muitas crianças começam a mostrar sinais de prontidão. No entanto, é crucial respeitar o tempo de cada criança e não forçar o processo, para evitar prejuízos físicos e emocionais.

A duração do desfralde pode variar. Algumas crianças se adaptam em poucas semanas, enquanto outras podem precisar de meses. É importante entender que recaídas são normais e parte do processo. O desfralde noturno pode demorar mais e deve ser abordado com paciência.

Durante essa fase, é essencial evitar práticas que possam gerar estresse ou insegurança na criança:

Não forçar a criança: forçar o uso do banheiro quando a criança não está pronta pode causar resistência e frustração.

Não comparar com outras crianças: comparações podem gerar ansiedade e sentimento de inadequação.

Não punir por escapes: escapes são normais. Em vez de punir, é melhor reforçar positivamente os progressos.

Evitar pressão e ansiedade: a pressão para que o processo seja rápido pode tornar o desfralde estressante. Manter a calma é fundamental.

O desfralde é uma fase importante e delicada que deve ser conduzida com paciência, compreensão e respeito ao tempo individual da criança. Observando os sinais de prontidão, criando uma rotina consistente, usando recursos lúdicos e incentivando positivamente, o processo pode ser mais tranquilo e eficaz. Evitar comparações, punições e pressões desnecessárias são práticas essenciais para garantir que o desfralde ocorra de maneira saudável e positiva, fortalecendo a autonomia e autoestima da criança.

Para saber mais sobre desfralde, visite https://www.cesdcampinas.org.br/quando-comeca-o-processo-do-desfralde e https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/chega-de-polemica-saiba-quando-realmente-e-a-hora-de-comecar-a-despedir-das-fraldas/