alunos e família desenvolvendo atividades juntos

Projeto Vivências convida famílias para o interior da sala de aula

20/03/2024

Autor:

Colégio Alternativo organiza encontros com a participação dos pais na própria sala de aula dos filhos, com objetivo de desenvolver vivências e aprendizados de forma ainda mais especial

Nos primeiros anos escolares, tudo é novo e mexe com as percepções de cada criança. O processo educacional precisa fortalecer os vínculos de confiança entre família e escola. E, justamente para promover essa aproximação, o Colégio Alternativo desenvolve o projeto “Vivências” que tem o diferencial da presença dos pais no interior da sala de aula, em um encontro especial e bastante produtivo.

A iniciativa ocorre no primeiro horário das turmas do Maternal ao 5° ano do Ensino Fundamental, em que as famílias são convidadas para assistirem as atividades desenvolvidas dentro de sala de aula, juntamente com os estudantes. O objetivo é aproximar os pais da realidade escolar dos filhos, usando como ferramentas o próprio material didático e a vivência do cotidiano escolar. Os professores conduzem à exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, com apresentações de teatro, música, dinâmicas bem no estilo mão na massa, enfim, tudo isso realizado em família.

Para a coordenadora do Ensino Infantil e do 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio Alternativo, Karina Christina, a proposta é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças. A presença em sala permite aos pais compreenderem o desenvolvimento dos filhos de perto, em um momento especial imersos na rotina escolar.

“De início trabalhamos com crachás de identificação dos nomes próprios, a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas: do rosto, partes do corpo, altura, idade, preferências etc. É um projeto envolvente, realizado com muito carinho para os pais, em que podemos mostrar toda a dedicação, experiência e empatia em cada detalhe”, afirma Karina.

Para o Colégio Alternativo, esse projeto é um grande diferencial comparado a outras instituições de ensino. Afinal, quando as famílias participam do “Vivências” o aprendizado dentro e fora da escola se torna integrado e ainda mais efetivo para os estudantes.