Alunos do Colégio Alternativo conversa com a professora que sabe a importância da saúde mental na escola.

A importância da saúde mental no ambiente escolar

27/05/2024

A saúde mental dos alunos é um aspecto essencial que influencia diretamente seu desempenho acadêmico e bem-estar geral. Um estado mental equilibrado permite que os estudantes lidem com emoções, pensamentos e comportamentos de maneira saudável e produtiva, promovendo uma integração mais harmoniosa na comunidade escolar. Investir na saúde mental dos alunos é fundamental para garantir um ambiente escolar propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral, ressalta Cleunice Fernandes, coordenadora geral do Colégio Alternativo, de Sinop (MT).

Alunos com boa saúde mental tendem a se integrar melhor na escola, aproveitando ao máximo as oportunidades de aprendizado e socialização. Eles estabelecem amizades, mantêm relacionamentos familiares saudáveis e participam de atividades de lazer. Por outro lado, problemas de saúde mental podem levar a dificuldades emocionais e comportamentais, manifestando-se em surtos de raiva, crises de choro, euforia descontrolada ou isolamento.

Sinais de alerta

É crucial que pais e educadores estejam atentos aos sinais de problemas de saúde mental. Mudanças de comportamento, como isolamento, agressividade, desinteresse pelas atividades escolares e dificuldades de relacionamento, podem indicar a necessidade de intervenção. Identificar esses sinais precocemente é um passo importante para oferecer o suporte necessário e evitar que os problemas se agravem.

As escolas desempenham um papel fundamental na promoção da saúde mental dos alunos. A criação de espaços para diálogos sobre saúde mental e a implementação de programas de prevenção são estratégias eficazes. Professores e administradores devem trabalhar em conjunto para criar um ambiente seguro e inclusivo, onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas preocupações.

Os educadores são peças-chave na identificação e apoio aos alunos com problemas emocionais. A formação contínua dos professores para lidar com essas questões é essencial, destaca Cleunice Fernandes.

A presença de psicólogos escolares é vital para oferecer suporte emocional e intervenções especializadas. Esses profissionais podem ajudar através de aconselhamento individual ou em grupo e trabalhar em colaboração com professores para identificar e tratar problemas emocionais. A confidencialidade durante os atendimentos é crucial para garantir que os alunos se sintam seguros para falar sobre suas emoções.

Os pais também têm um papel importante na promoção da saúde mental dos filhos. Estabelecer uma comunicação aberta sobre as emoções e os desafios enfrentados pelos jovens, além de participar ativamente da vida escolar, pode ajudar a criar um suporte sólido fora do ambiente escolar.

A promoção da saúde mental nas escolas é um desafio contínuo, mas fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. Com a colaboração entre pais, professores, psicólogos e a comunidade escolar, é possível criar um ambiente que favoreça o bem-estar emocional e o sucesso acadêmico. A saúde mental dos estudantes deve ser uma prioridade, garantindo que eles estejam preparados para enfrentar os desafios da vida com resiliência e equilíbrio.

Para saber mais sobre saúde mental nas escolas, acesse https://www.saudementalnaescola.com/ e https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/saude-mental-nas-escolas-como-os-professores-podem-ajudar-seus-alunos