Alunos sentados treinando redação para o Enem.

Características da redação do Enem: orientações essenciais

20/05/2024

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos componentes mais importantes e desafiadores para os estudantes que buscam ingressar no ensino superior no Brasil. Esse texto dissertativo-argumentativo exige dos candidatos não apenas o domínio da norma-padrão da língua escrita, mas também a habilidade de compreender profundamente o tema proposto e de apresentar uma proposta de intervenção eficaz para um problema atual da sociedade brasileira.

A redação do Enem deve seguir uma estrutura específica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, o candidato precisa apresentar sua tese, que é a ideia principal que será defendida ao longo do texto. No desenvolvimento, devem ser apresentados dois ou três parágrafos com argumentos bem fundamentados e apoiados por dados e exemplos. A conclusão, por sua vez, deve retomar a tese inicial e apresentar uma proposta de intervenção detalhada, respondendo questões como quem será responsável pela ação, o que será feito e como será executado.

A avaliação da redação do Enem é baseada em cinco competências:

Domínio da norma-padrão da língua escrita: Escrever sem erros gramaticais e com uma linguagem formal adequada.

Compreensão do tema: Demonstrar um entendimento claro e preciso do problema proposto.

Organização e coesão do texto: Estruturar as informações e os argumentos de maneira lógica e coesa.

Uso correto dos mecanismos linguísticos: Garantir a fluidez e a clareza do texto.

Elaboração de uma proposta de intervenção: Apresentar uma solução detalhada e viável para o problema discutido.

Para obter uma boa nota, os candidatos devem evitar erros que podem resultar na anulação da prova, como a fuga total do tema, a não conformidade com a estrutura dissertativo-argumentativa e a presença de impropérios ou desenhos. Textos que não cumprem o limite de linhas (entre 7 e 30) também são desclassificados. Portanto, é crucial que os estudantes sigam rigorosamente essas regras.

Escolha dos temas

Os temas das redações do Enem geralmente abordam problemas relevantes e atuais da sociedade brasileira. Exemplos de temas anteriores incluem "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" (2015) e "Os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil" (2022). Esses temas refletem a necessidade de os candidatos estarem bem-informados sobre questões contemporâneas e desenvolverem a capacidade de refletir criticamente sobre elas.

Para se preparar, os candidatos devem estar atentos aos temas atuais e treinar a escrita regularmente. Ler e analisar redações de edições anteriores pode ajudar a entender as expectativas. Estudar ortografia e gramática também é essencial, assim como praticar a redação e submetê-la para correção, recebendo feedback valioso. Durante a prova, a organização do tempo é fundamental. A leitura atenta da coletânea de textos de apoio pode ajudar a construir argumentos sólidos, e a revisão minuciosa do rascunho antes de passá-lo para a folha definitiva pode aumentar a clareza e a coerência do texto.

“A prática constante da redação é crucial para que os estudantes se familiarizem com o formato exigido e desenvolvam suas habilidades argumentativas de forma eficaz”, orienta Cleunice Fernandes, coordenadora geral do Colégio Alternativo. Ela também destaca a importância de “ler e refletir sobre temas diversos, ampliando o repertório cultural e crítico dos alunos”.

Com essas orientações, os estudantes do Colégio Alternativo, de Sinop (MT), podem se preparar melhor para a redação do Enem, aumentando suas chances de obter uma boa nota e de alcançar seus objetivos acadêmicos.

Para saber mais sobre a redação do Enem, visite https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/como-fazer-redacao-enem.htm e http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/40141-redacao-nota-mil