criança ao celular, com a tela muito próxima do rosto

Como lidar com o vício em celulares: dicas e estratégias

O termo nomofobia deriva de “no mobile phone phobia" (fobia de não ter um telefone celular, em inglês) e é um distúrbio que reflete um desafio crescente na sociedade atual: o medo ou incômodo de ficar sem celular. No Colégio Alternativo, estamos comprometidos em orientar nossa comunidade escolar sobre este fenômeno, que pode afetar não somente a saúde mental, mas também as interações sociais e a produtividade dos jovens.

Cleunice Fernandes, coordenadora geral do Colégio Alternativo, salienta a importância de entender esse problema: "A nomofobia está diretamente ligada à dependência dos smartphones, uma realidade que requer atenção e conscientização tanto de alunos quanto de pais."

A nomofobia se manifesta através de vários sintomas, como ansiedade intensa quando separado do celular, irritabilidade, compulsão em verificar constantemente o aparelho, e dificuldade em se concentrar em outras tarefas. Os jovens podem enfrentar perturbações no sono, dores físicas e até tendências ao isolamento social.

A prevenção da nomofobia começa em casa. É crucial que os pais dialoguem com seus filhos sobre o uso consciente da tecnologia. "Estabelecer limites claros e momentos específicos para o uso de smartphones é um passo essencial para evitar a dependência", aconselha Cleunice. Encorajar atividades fora do ambiente digital, como esportes e leituras, ajuda a manter um equilíbrio saudável.

Nós, do Colégio Alternativo, entendemos que o ambiente educacional tem um papel fundamental no combate à nomofobia. Nossos educadores incluem em suas aulas discussões sobre o uso saudável da tecnologia e aplicam regras claras para o uso de celulares. Além disso, promovemos atividades que favorecem as interações pessoais e o desenvolvimento de habilidades sociais, distanciando os alunos dos dispositivos eletrônicos. Nos casos de nomofobia severa, é extremamente recomendável o suporte de profissionais especializados, como psicólogos escolares.

Quer mais informações sobre a nomofobia? Clique nos links

camara.leg.br/radio/programas/977152-nomofobia-o-vicio-ao-celular-o-que-saber-e-como-evitar e exame.com/ciencia/nomofobia-entenda-o-que-e-o-transtorno-e-as-formas-deminimiza-lo