menina com dengue, abatida, deitada, medindo a febre

Reconhecendo a dengue em crianças

08/05/2024

Conheça os sintomas de dengue em crianças

A dengue em crianças pode ser uma condição especialmente alarmante, dado que os pequenos nem sempre conseguem comunicar o que sentem de forma clara. No Colégio Alternativo, localizado em Sinop (MT), entendemos a importância de informar tanto os pais quanto os educadores sobre como identificar e agir frente aos sintomas da dengue em crianças. "É vital que nossa comunidade escolar esteja preparada para reconhecer os sinais da dengue, assegurando uma intervenção rápida e eficaz", destaca Cleunice Fernandes, coordenadora geral do Colégio Alternativo.

Fique atenta aos sintomas da dengue em crianças:

Febre alta que surge subitamente pode ser um dos primeiros sinais a observar.

Dores no corpo, especialmente nas articulações e músculos, são frequentemente relatadas.

Dor de cabeça intensa e manchas vermelhas na pele também são indicativos comuns da doença.

Alguns sinais de alerta exigem intervenção imediata para evitar o agravamento da doença. São os casos de dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes que podem levar a uma desidratação e sangramentos, mesmo que leves, como sangramento nasal ou gengival.

Diante dos primeiros sintomas, é crucial buscar avaliação médica. Testes específicos como RT-PCR e exames de sorologia podem ser necessários para confirmar o diagnóstico de dengue.

Cuidados em casa

Enquanto aguarda a confirmação do diagnóstico, manter a criança hidratada e em repouso é essencial. O uso de antipiréticos recomendados por profissionais de saúde pode ajudar a controlar a febre e o desconforto.

Em casos de sinais de alerta, é imperativo procurar atendimento especializado imediatamente. O manejo precoce dos sintomas graves pode ser decisivo para a recuperação da criança.

A prevenção ativa é parte crucial da estratégia para combater a dengue. No Colégio Alternativo, incentivamos práticas como inspeções regulares nas instalações para eliminar possíveis focos do mosquito e a realização de atividades educativas que envolvem os alunos na prevenção.

"A informação é nossa maior aliada na luta contra a dengue. Capacitar nossos alunos e seus familiares com conhecimento sobre prevenção e sintomas é fundamental para proteger nossa comunidade", afirma Cleunice Fernandes.

Este esforço conjunto entre escola, família e serviços de saúde é essencial para mitigar o impacto da dengue entre nossas crianças e garantir um ambiente seguro para seu desenvolvimento e aprendizado.

Para saber mais sobre a dengue, visite https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/dengue-em-criancas-saiba-como-identificar-a-doenca e https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/02/08/dengue-em-criancas-saiba-quais-sao-os-sintomas-os-sinais-de-alerta-e-como-deve-ser-o-tratamento.ghtml