menino de cerca de 8 anos escrevendo com uma caneta e um caderno. Sorrindo.

O valor da letra cursiva na educação

03/05/2024

O papel da letra cursiva no crescimento infantil

A caligrafia cursiva, frequentemente vista como uma forma artística de escrita, vai muito além de simplesmente ligar letras. No Colégio Alternativo de Sinop (MT), compreendemos que este estilo de escrita tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Cleunice Fernandes, coordenadora geral, destaca: "A letra cursiva não só aprimora a habilidade motora fina. mas também enriquece o pensamento cognitivo, preparando nossos estudantes para desafios maiores".

Inicialmente, as crianças são introduzidas à escrita através da letra bastão, que é mais simples e facilita a aprendizagem dos traços básicos. Conforme avançam, a letra cursiva é introduzida, promovendo uma melhoria na coordenação e na capacidade de expressão. Este progresso não é apenas uma evolução na escrita, mas também um exercício que engaja múltiplas áreas do cérebro, incentivando o desenvolvimento de habilidades de memória e concentração.

Os benefícios da letra cursiva estendem-se para além do aprimoramento motor. Cleunice Fernandes observa: "Ao praticar a escrita cursiva, nossos alunos demonstram uma melhoria notável na fluência e na ortografia, o que contribui significativamente para o seu desenvolvimento acadêmico". A prática contínua da cursiva ajuda as crianças a desenvolverem uma escrita mais fluida e rápida, essencial para o sucesso em várias disciplinas escolares.

Apesar do crescente uso de tecnologias, a relevância da letra cursiva permanece. Ela desempenha um papel crucial em estabelecer uma base sólida para uma escrita legível e eficaz, habilidades ainda valorizadas em muitos aspectos do mundo acadêmico e profissional.

A letra cursiva é uma ferramenta poderosa no arsenal educacional, que facilita um desenvolvimento holístico das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, motores e expressivos.

Para saber mais sobre a importância da letra cursiva na educação infantil, acesse https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/o-uso-letra-forma-x-letra-cursiva-na-alfabetizacao-uma.htm e https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/o-que-e-letra-cursiva