Alunos em suas carteiras realizando simulado no Colégio Alternativo de Sinop

Simulado Enem: um diferencial na preparação dos estudantes

Simulado Enem: um diferencial na preparação dos estudantes

Colégio Alternativo realiza provas nas condições idênticas ao Enem para treinar o aluno tanto do lado emocional como nos conhecimentos

Frio na barriga, nervosismo, preocupação com a prova. Os estudantes costumam ficar muito nervosos quando o assunto é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), composto por 180 questões e uma redação. E para tornar o processo um pouco menos estressante e familiarizar o estudante com a avaliação, o Colégio Alternativo, localizado em Sinop (MS), realiza simulados durante todo ano.

O primeiro simulado de 2024 movimentou a escola e teve ótima adesão dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo com a prova é que entendam cada vez mais a dinâmica do processo seletivo, administrem o tempo de cada questão e sintam toda a estratégia de início ao fim que mais funciona para cada um.

“Eles precisam testar os conhecimentos que passamos em sala de aula, concentrados na interpretação dos textos e também focados na redação, que é muito importante para o sucesso na prova como um todo”, explica a coordenadora geral, Cleunice Fernandes.

Além dos conhecimentos, o nervosismo não pode ser um fator negativo para os estudantes. Por isso, o simulado também contribuiu para tornar a prova algo mais natural e com o controle das emoções. O Colégio acredita que a iniciativa em oferecer o simulado faz toda a diferença na preparação dos alunos.

“Por ser nos moldes exatos de como a prova acontece, o aluno tem uma mostra de como está o desempenho quanto aos conteúdos, o emocional, e a agilidade na execução da prova, por isso focamos tanto nos simulados como uma grande oportunidade de preparação para o Enem”, comenta a coordenadora.

Além da correção oficial, os professores do Colégio Alternativo revisam o material em sala para esclarecer as questões da melhor forma possível para o aluno. É toda a equipe da escola envolvida para uma formação de qualidade.