Image de fundo Blor Home
alunos em atividade de origami com matemática no colégio alternativo

Oficina de origami integra alunos e amplia o aprendizado da Matemática

14/11/2025

Quem disse que a Matemática vive apenas nos livros e nas fórmulas? No Colégio Alternativo, ela também se revela nas dobras de papel, nas cores e na arte. Os alunos do 2º ano do Ensino Médio, participantes do Itinerário de Matemática – Núcleo de Investigação Matemática, mostraram que aprender pode ser, literalmente, uma experiência prática e encantadora.

Em uma proposta que uniu conhecimento, empatia e muita criatividade, os estudantes prepararam e conduziram uma oficina de origami para os colegas do Ensino Fundamental I e II. A atividade teve como objetivo estender o aprendizado da Matemática de forma lúdica e interativa, estimulando habilidades como raciocínio espacial, coordenação motora, colaboração e expressão artística.

Durante algumas semanas, os jovens se organizaram em grupos e mergulharam no universo do origami. Pesquisaram a história, conceitos geométricos, simetrias e formas, escolheram modelos e treinaram o passo a passo para ensinar com segurança e clareza. 

 

O protagonismo como parte da aprendizagem

No Colégio Alternativo, o Itinerário de Matemática – Núcleo de Investigação Matemática é um espaço em que os alunos do Ensino Médio exploram o conhecimento para além do currículo tradicional. O foco está em aprofundar o raciocínio lógico, desenvolver projetos, resolver problemas e aplicar a Matemática em situações reais.

A proposta da oficina de origami surgiu exatamente dessa busca por trazer sentido ao aprendizado, conectando teoria e prática. Ao prepararem a atividade, os alunos do 2º ano precisaram planejar, pesquisar, dividir tarefas e se comunicar com clareza, exercitando competências essenciais para a vida pessoal e acadêmica.

O projeto também reforçou a importância da colaboração entre as etapas de ensino, um dos valores do Colégio Alternativo. Quando um aluno do Ensino Médio ensina um estudante do Fundamental, ambos aprendem: o mais novo ganha referência e motivação; o mais velho consolida conteúdos e desenvolve responsabilidade e empatia.

E é nesse equilíbrio entre aprender e ensinar que a Matemática deixa de ser apenas um conjunto de números e fórmulas — para se tornar uma linguagem viva, cheia de sentido, beleza e possibilidades.

 

Aprender com as mãos, o coração e a mente

Ao trabalhar com as mãos, os alunos compreenderam conceitos matemáticos, mas também exercitaram a paciência, a concentração e o olhar estético.

Enquanto dobravam os papéis, aprendiam sobre formas geométricas e simetria, mas também sobre resiliência e persistência — afinal, cada tentativa fazia parte do processo de aprender. 

Para o Colégio Alternativo, atividades como essa representam o verdadeiro sentido de uma educação integral. A arte das dobras japonesas, que há séculos encanta pessoas de todas as idades, encontrou na Matemática um novo papel: o de construir pontes entre alunos, estimular a criatividade e transformar o aprender em algo prazeroso e significativo.

Veja outras matérias no nosso blog: STEM | Colégio Alternativo e Aprender com propósito | Colégio Alternativo

 

 




Voltar

COMPARTILHE:

Junte-se a nós nesta jornada emocionante! Explore os artigos e acima de tudo, divirta-se enquanto descobrimos juntos o fascinante mundo Educacional.

Siga-nos

Newsletter