Mais de 30 alunos do Colégio Alternativo, uniformizados, que receberam homenagem pelo desempenho

Reconhecer o desempenho dos alunos é força motivadora da comunidade escolar

No ambiente escolar, o reconhecimento dos melhores estudantes funciona como uma mola propulsora de ânimo e motivação para todos, simbolizando que o trabalho durante o ano foi bem feito. O Colégio Alternativo não deixa esse momento de homenagens passar em branco

Uma prática bastante utilizada na sociedade é o ato de homenagear pessoas. É uma maneira de valorizar a importância de um feito ou de alguém. No caso do ambiente escolar, a homenagem aos melhores alunos não é vaidade, mas, sim, uma forma de expressar a admiração pelo empenho e esforço deles durante o ano, simbolizado pelas notas altas.

O que pode parecer apenas um evento, para o Colégio Alternativo é levado a sério há mais de 18 anos. O “Melhores do Ano” são dois dias de homenagens aos alunos com média anual maior ou igual a 8 e a 9. Este ano, 122 alunos do 6º do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, receberam medalhas e placas em mérito do ótimo desempenho escolar em 2023.

O objetivo do Colégio Alternativo com essa ação é promover a motivação e o engajamento dos alunos com a escola, o que representa uma das chaves do aprendizado. Eles conseguem enxergar um sentido a mais nos estudos quando há essa percepção da dedicação de cada um.

O reconhecimento aos melhores alunos mexe com todo o Colégio, desde os professores, direção, equipe geral, alunos e familiares. A compreensão de que o trabalho educacional foi bem realizado é um fator motivante para todos. E ao aluno acaba tendo uma experiência na evolução pessoal, ao se sentir capaz, inteligente e determinado nos estudos.

Para o Colégio Alternativo, as homenagens contribuem para transmitir o sentimento de pertencimento do aluno, fazendo com que ele se sinta importante no processo de aprendizagem e, o professor, como um mediador fundamental nessas conquistas individuais. Assim, homenagear não é só destacar, mas reforçar que o estudante está no caminho certo e, claro, o Colégio como um todo tem o mérito de promover um ensino de qualidade sempre.