12/02/2025
Experiência prática permitiu que os alunos compreendessem a importância da padronização de unidades e como isso impacta a precisão e a comunicação científica no mundo moderno.
Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Alternativo participaram de uma oficina prática que trouxe à tona as dificuldades que as civilizações enfrentaram ao lidar com unidades de medida antes da criação do Sistema Internacional de Unidades (SI). Com o acompanhamento do professor de Física, a atividade foi uma oportunidade para que os alunos vivenciassem de forma concreta os desafios de um mundo sem padronização, algo essencial para o progresso da ciência e da tecnologia.
Na oficina, os estudantes foram desafiados a medir espaços do próprio colégio, como a quadra, a sala de aula e o parquinho, utilizando unidades de medida não convencionais, como palitos de picolé e palitos de churrasco. O objetivo foi claro: demonstrar como, sem um sistema padronizado de unidades de medida, seria impossível realizar comparações precisas entre diferentes culturas e contextos. No passado, cada região adotava suas próprias unidades, o que causava confusão, imprecisão e dificultava o desenvolvimento científico e comercial.
A atividade ofereceu aos alunos uma compreensão prática da importância do Sistema Internacional de Unidades, que garante uniformidade nas medições, como o comprimento, a temperatura (como o Kelvin) e o tempo. A padronização proporcionada pelo SI permite que experimentos científicos sejam realizados com precisão e que os resultados possam ser compartilhados e comparados globalmente, sem margem para interpretações equivocadas.
Além de ampliar o entendimento dos estudantes sobre o impacto da padronização, a oficina incentivou o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico e a resolução de problemas. O Colégio Alternativo tem se destacado por criar experiências educativas interessantes e diferentes.