20/01/2025
Protagonismo no ambiente escolar significa que os alunos não são apenas participantes, mas protagonistas de sua educação. Eles se tornam agentes ativos, assumindo responsabilidades, tomando decisões e desenvolvendo habilidades que vão muito além do acadêmico. Essa abordagem não surge naturalmente e precisa ser incentivada por práticas estruturadas, como currículos adaptáveis e projetos colaborativos.
“Incentivar o protagonismo significa formar estudantes mais confiantes e preparados para contribuir com o bem coletivo”, afirma Cleunice Fernandes, coordenadora geral do Colégio Alternativo, de Sinop (MT). Essa é uma das muitas razões pelas quais as escolas devem trabalhar para criar um ambiente que favoreça o crescimento pessoal e social dos alunos.
Para que o protagonismo floresça, as escolas precisam criar oportunidades concretas que desafiem os alunos a assumirem papeis de liderança e responsabilidade. Outro ponto essencial é integrar a participação dos estudantes no planejamento de projetos e soluções escolares. Quando os jovens contribuem para a tomada de decisões, sentem-se valorizados e motivados a engajar-se ativamente. Essa postura também reforça habilidades como empatia, trabalho em equipe e análise crítica.
O protagonismo traz uma série de vantagens que impactam não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal. Estudantes que são incentivados a tomar iniciativa e resolver problemas apresentam maior autonomia, autoestima e capacidade de lidar com desafios.
Pesquisas mostram que programas voltados ao protagonismo escolar ajudam a reduzir a evasão escolar e o bullying. Isso ocorre porque os alunos percebem a escola como um espaço onde suas ideias e esforços fazem diferença, criando um senso de pertencimento. “O protagonismo não apenas melhora a convivência escolar, mas também prepara os jovens para exercerem sua cidadania de forma consciente e ativa”, acrescenta Cleunice Fernandes.
Mais do que uma prática pedagógica, o protagonismo contribui diretamente para a formação de cidadãos conscientes. Ao vivenciar situações que demandam empatia e responsabilidade, os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre os valores de igualdade, tolerância e cooperação. Essas experiências preparam os jovens para atuarem em uma sociedade que exige participação ativa e crítica.
Para saber mais sobre protagonismo, visite https://institutoayrtonsenna.org.br/praticas-que-contribuem-para-o-protagonismo-juvenil-na-escola/ e https://novaescola.org.br/conteudo/16722/para-melhorar-o-convivio-escolas-devem-estimular-protagonismo-infanto-juvenil?_gl=1*1c4acwd*_gcl_au*MTk5ODkyODE2Ny4xNzM1NTc5MDA3