Pai abraçando o filho com muito carinho

Bullying: reconheça, combata e proteja seus filhos!

05/04/2024

As diversas formas de bullying

O bullying é um comportamento agressivo e intencional, que se caracteriza por ações repetidas, com desequilíbrio de poder e objetivo de causar dor, humilhação e sofrimento à vítima. Existem várias formas de bullying e hoje vamos listar as principais. É importante que os pais fiquem atentos a sinais de que seu filho possa estar sendo alvo desse modo de intimidação.

Tipos de bullying

Bullying verbal: inclui apelidos pejorativos, insultos e xingamentos.

Bullying físico: empurrões, socos, chutes e outras formas de agressão física.

Bullying moral e psicológico: envolve difamações, calúnias e a disseminação de boatos, assim como a exclusão social intencional.

Bullying material: quando pertences pessoais são danificados ou roubados.

Bullying social: relacionado à manipulação de relacionamentos e isolamento social da vítima.

Bullying sexual: inclui comentários, gestos ou ações de natureza sexual indesejada.

Bullying preconceituoso: direcionado a indivíduos devido a sua raça, religião ou orientação sexual, entre outros.

Cyberbullying: Acontece através de plataformas digitais, incluindo ofensas, perseguição, chantagem e compartilhamento não autorizado de fotos pessoais.

No Colégio Alternativo, localizado em Sinop (MT), acreditamos na importância de educar nossa comunidade escolar sobre as diferentes formas de bullying e como elas afetam os alunos. Cleunice Fernandes, coordenadora geral, destaca: "É essencial que entendamos as várias faces do bullying para que possamos identificar e combater efetivamente esse comportamento em nossa escola".

"Reconhecer essas formas de bullying é o primeiro passo para uma intervenção eficaz. No Colégio Alternativo, nos comprometemos a criar um ambiente onde todos se sintam seguros e respeitados", completa Cleunice.

O papel da escola e dos pais

A escola tem um papel fundamental na prevenção e combate ao bullying, desenvolvendo políticas claras e programas de conscientização. Da mesma forma, é essencial que os pais estejam atentos aos sinais de bullying e mantenham uma comunicação aberta com seus filhos para oferecer o apoio necessário.

No Colégio Alternativo, nos dedicamos a promover um ambiente educacional inclusivo e empático, seguindo diretrizes da Lei 13.185, para garantir que todos os alunos de Sinop possam aprender e crescer em um ambiente seguro e acolhedor.

Para mais informações sobre bullying, acesse brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying ou www.unicef.org/brazil/blog/bullying-e-violencia-escolar