Menina com a mochila nas costas, abraçando a mãe, feliz, antes de entrar na escola

A importância da segurança nas escolas

Segurança na escola: um desafio para todos nós

No Colégio Alternativo, situado em Sinop, Mato Grosso, entendemos a complexidade do mundo atual e a importância de um ambiente escolar seguro para nossos estudantes, professores e funcionários.

A segurança começa com o controle de acessos. Utilizamos catracas inteligentes e aplicativos de monitoramento para assegurar entradas e saídas seguras. Além disso, implementamos câmeras de segurança que ajudam a prevenir violência e vandalismo, monitorando áreas cruciais do colégio.

Cleunice Fernandes, nossa coordenadora geral, destaca: "A segurança em nossa escola é uma composição de medidas físicas, conscientização e cuidado com o bem-estar emocional de todos."

O Colégio Alternativo investe na capacitação constante de sua equipe para assegurar que todos estejam preparados para agir em situações que demandem atenção à segurança. A conscientização sobre a importância de identificar e agir em situações suspeitas é primordial. "Preparar nossa equipe é essencial para manter um ambiente seguro e responder adequadamente a qualquer situação", afirma Cleunice Fernandes.

Realizamos análises regulares de riscos no entorno do colégio e promovemos rondas de segurança para garantir um ambiente protegido. Este monitoramento ativo nos permite identificar e mitigar riscos potenciais de forma eficiente.

Colaboração dos pais

A colaboração com pais e responsáveis é fundamental. Mantemos canais de comunicação abertos para garantir que todos na comunidade escolar estejam envolvidos e informados sobre as práticas de segurança.

No Colégio Alternativo, a segurança é uma jornada contínua de adaptação e melhoria. Nosso compromisso é com um ambiente seguro que proporcione o melhor ambiente de aprendizagem para nossos estudantes.

Para saber mais sobre segurança nas escolas, acesse www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/06/27/vai-a-camara-projeto-com-medidas-de-seguranca-para-as-escolas e https://www.topdata.com.br/seguranca-nas-escolas/