menina de cerca de 6 ou 7 anos, sentada fazendo atividades em seu caderno, tranquila e feliz

Atividades de alfabetização: uma base sólida para o aprendizado

01/04/2024

No Colégio Alternativo, em Sinop (MT), entendemos a importância de envolver os pais no processo de alfabetização de seus filhos. A pergunta "devo fazer atividades de alfabetização com meu filho?" é comum e válida. A coordenadora geral, Cleunice Fernandes, oferece uma orientação valiosa: "As atividades de alfabetização em casa são não apenas recomendadas, mas essenciais. Elas criam um vínculo forte entre a criança e a aprendizagem, tornando o processo mais significativo e prazeroso."

A alfabetização não é um evento isolado que começa e termina na sala de aula. Ela é um processo contínuo que idealmente começa em casa, muito antes da criança ingressar no Ensino Fundamental aos 6 anos. Atividades simples, como ler histórias, identificar letras em objetos do dia a dia e brincar com palavras, são maneiras eficazes de nutrir o interesse da criança pelo mundo da leitura e da escrita desde a Educação Infantil. Essas práticas, além de estimulantes, são divertidas, proporcionando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado.

Alfabetização integrada ao cotidiano

Cleunice Fernandes destaca que "integrar a alfabetização ao cotidiano da criança de maneira lúdica e natural é fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional". A participação ativa dos pais nestas atividades em casa é crucial, pois complementa o que é aprendido na escola e ajuda a criança a ver a leitura e a escrita como algo mais do que apenas tarefas escolares. Este envolvimento familiar constrói uma base sólida para todas as áreas de aprendizado subsequente.

Não sobrecarregue seu filho

É importante manter um equilíbrio nas atividades de alfabetização em casa. Não se trata de sobrecarregar a criança com tarefas, mas de criar um hábito regular e agradável de interações com as palavras e os livros. Pequenas atividades diárias, como a leitura de uma história na hora de dormir ou jogos educativos com palavras, são excelentes formas de incorporar a alfabetização na rotina familiar.

A variedade de atividades para a alfabetização é vasta e deve ser adaptada ao interesse e às necessidades individuais de cada criança. Isso inclui desde aplicativos educacionais até a leitura e escrita de pequenos textos, sempre com um toque de diversão e envolvimento.

O Colégio Alternativo, entendendo a importância desta fase, enfatiza que a alfabetização é mais do que aprender a ler e escrever; é uma jornada de desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Um processo que começa em casa e se estende por toda a vida acadêmica da criança, preparando-a para ser uma cidadã consciente e apta a enfrentar os desafios futuros.

Para saber mais sobre atividades de alfabetização, acesse https://educador.com.br/atividades-de-alfabetizacao/ ou https://novaescola.org.br/planos-de-aula/alfabetizacao